sábado, 3 de abril de 2010

Apesar De Você

“... Chico estava decidido a voltar. Vinicius aconselhou que o fizesse ‘com barulho’. E assim foi feito. Em 20 de março de 1970, Chico, Marieta e Silva chegaram ao aeroporto do Galeão, sendo recebidos por amigos, fãs, a torcida jovem do Flu, bandinhas e tudo mais, mostrado pela tevê. E o ‘barulho’ continuaria com o lançamento do disco, um programa na Tv Globo e show na boate Sucata.
Logo percebeu que para ele e milhões de brasileiros as coisas não haviam melhorado.

Gravadoras e produtores de espetáculos eram obrigados a submeter previamente as letras de músicas à censura. As redações dos jornais passaram a conviver com a presença constante de censores. Viva – se o ufanismo que antecedeu a conquista do tricampeonato mundial de futebol, no México, em 1970. Rádios executavam à exaustão ‘Pra frente, Brasil’, de Miguel Gustavo, e ‘Eu te amo, meu Brasil’, da dupla Dom e Ravel. Carros exibiam adesivos como ‘Brasil! Ame-o ou deixe-o’ ou até o ameaçador ‘Brasil! Ame-o ou morra”.
A resposta de Chico ao que viu e não gostou foi a canção ‘ Apesar de você’, que ele considera uma de suas únicas músicas realmente de protesto...”


Apesar De Você - Chico Buarque

Hoje você é quem manda Falou, tá falado Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda Falando de lado e olhando pro chão.
Viu? Você que inventou esse Estado Inventou de inventar
Toda escuridão Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar o perdão.

Apesar de você amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder Da enorme euforia?
Como vai proibir Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando E a gente se amando sem parar.

Quando chegar o momento Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro! Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido, Esse samba no escuro.
Você que inventou a tristeza Ora tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar, e é dobrado, Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.
Apesar de você amanhã há de ser outro dia. Ainda pago pra ver o jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar vendo o dia raiar sem lhe pedir licença.

E eu vou morrer de rir e esse dia há de vir antes do que você pensa.
Apesar de você
Apesar de você amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver amanhã renascer
E esbanjar poesia.
Como vai se explicar vendo o céu clarear, de repente, Impunemente?
Como vai abafar nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você
Apesar de você amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal


“ Chico acabara de mostrar a nova composição para Vinicius, e prevendo atritos com a censura, resolveu consultar o amigo Manuel Barenbein. O experiente produtor ponderou que só haveria problemas se os censores percebessem segundas intenções. E, de fato, num primeiro momento, não houve. Para surpresa geral, a letra foi liberada. Gravada, chegou a vencer mais de 100 mil compactos em uma semana.
Tudo ia bem, até que uma notinha publicada num jornal do Rio de janeiro insinuou que o ’você’ era na verdade o presidente Médici. Chico, já preparado, disse cinicamente que se tratava de uma mulher muito mandona. Não colou. A policia recolheu as copias das lojas, invadiu a fábrica para destruir o estoque, proibiu sua execução nas rádios e , de quebra, puniu o censor que deixara escapar tamanho desrespeito. Felizmente não conseguiu desaparecer com a matriz, que seria aproveitada em seu disco em 1978.”
Trecho do livro “Historias de Canções do Chico Buarque”


Jéssica Nayara Flausino

quarta-feira, 3 de março de 2010

Guilherme!

O post de hoje é dedicado ao Gui, meu afilhado.

Quando a Fernanda Caroline me ligou e pergunto se eu queria ser madrinha do filho dela, quase pulei de felicidade. Até porque a minha amizade com a Caroline não começou bem. Não temos um passado legal... rs
Desde que eu me entendo por gente nos somos vizinhas, mas só fui conversar com ela de verdade aos14 anos. Família complica um pouco a vida gente...

Enfim, depois do primeiro “Oi”, o resto foi só alegria. Somos amigas de tudo, de shows, de cinemas, compras de ovos de páscoa, jogos do Botafogo, do Flamengo.( Sim, eu fui ao jogo do Flamengo com ela). Passamos por muita coisa juntas e agora ela é uma menina casada, feliz e com o bebê mais fofo do mundo.
Claro que sinto falta das saídas rápidas, das madrugadas de conversas, de vigiar o corredor...rs Mas a nossa amizade nunca mudou e a nossa confiança só aumentou nesses 6 anos.
Carol é irmã que eu não tenho e o Gui é o sobrinho. Amo vocês!
Beijos e Saudações Alvinegras!
Jéssica Nayara

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Enfim, 2010!

Bom com muitos dias de atraso, eu escrevo sobre 2010. Ano de copa do mundo, ano da minha formatura, ano em que completo 21 anos e agora o ano do show da Beyoncé.. =)
Espero que em 2010 a Argentina vença a copa do mundo e que o Messi seja eleito o melhor jogador, de novo. Espero que a UGF deixe eu me formar no final do ano, mas como sei que ela me ama muito, provavelmente só no meio de 2011, portanto. Viva o 2011.1.
Espero também que em 2010 eu consiga fazer uma festança no meu aniversario. Estilo anos 60, 70 e 80, pode deixar que eu vou convidarei todo mundo... =)

Não posso esquecer a decisão que eu tomei no final de 2009 e estou realizando agora em 2010, mas só vou saber o resultado em junho. O meu feliz 2010 depende desse resultado. Então queridos, rezem por mim!
Ah, tem também o show da Diva Beyoncé, que eu vou com minha amiga Mari, mas isso é assunto para outro post... rs

Bom crianças, eu sei que estou atrasada, mas desejo a todos um maravilhoso 2010. Que Deus realize todos os seus sonhos.
Viva 2010!
Como o meu blog também é cultura, informo a todos que 2010 foi eleito pela ONU o Ano Internacional da Biodiversidade. ;)

Meta: 9,1


Beijos e Gloriosas Saudações Alvinegras!
Jéssica Nayara